COMPORTAMENTO PROFISSIONAL NA EMPRESA
Para ser um bom profissional, não basta ter um bom curriculum, uma boa formação técnica. É necessário saber se comportar no trabalho, tanto para criar um bom ambiente com seus colegas e um bom relacionamento com o gestor, bem como para aumentar a produtividade e qualidade. .
No ambiente de trabalho não basta ter a chamada COMPETÊNCIA TÉCNICA, mas é necessário ter também a COMPETÊNCIA EMOCIONAL, que é saber trabalhar a suas emoções e a capacidade de trabalhar as relações interpessoais.
No ambiente de trabalho é necessário ter características pessoais e técnicas e tomar atitudes que caracterizarão uma boa postura profissional,
E essa habilidade de gerar um comportamento adequado no trabalho é que vai formar uma postura profissional que será o diferencial para uma careira de sucesso.
Essa postura profissional é formada por aspectos importantes como hábitos, habilidades, conhecimentos, comportamentos, hábitos e atitudes,
Pesquisas apontam que a maioria das demissões são provocadas por problemas de relacionamento entre os colaboradores,
Uma boa postura profissional não é positiva apenas internamente, mas, pelo bom ambiente criado, colabora para a conquista de clientes, aumento de oportunidades de negócios, tudo isto gerado pela alta motivação, produtividade e ambiente positivo gerado pelas boas posturas profissionais.
Para uma boa postura profissional e atitudes adequadas vão algumas dicas:
Esteja sempre preparado para as mudanças, para inovações, buscando analisá-las antes de mostrar resistência a ela.
Prepare-se física e emocionalmente para o trabalho.
Prepare-se com entusiasmo para os desafios.
Apresente-se bem vestido, dentro do “código de vestir” da empresa e cuide da aparência no seu trabalho.
Tenha uma visão positiva das coisas, fazendo que esta visão lhe permita trabalhar com melhor humor e entusiasmo.
Seja proativo.
Respeite as pessoas à sua volta, os colegas, os supervisores e qualquer outra pessoa que se envolva com as atividades desenvolvidas no local.
Tenha amor à empresa e respeito ao nome dela, evitando falar mal dela com os colegas e principalmente com os clientes, fornecedores e nas redes sociais, Evite “lavar a roupa suja em frente de terceiros”.
Seja ético, assumindo e se comportando da forma que a ética determina.
Siga as regras de conduta da empresa, aí incluídas as questões de pontualidade, de maneira de vestir, entre outras tantas.
Respeite o tempo destinado ao trabalho e evite desviar dos assuntos profissionais sem, no entanto, ser um profissional radical e intolerável, que não admite um mínimo de relaxamento.
Evite desviar-se com as tentações das redes sociais,
Compra horários, prazos e compromissos das suas atividades no trabalho e nas reuniões, informando aos envolvidos, eventuais problemas que possam prejudicar o cumprimento dos compromissos.
Faça o seu trabalho da melhor forma possível, em qualidade, quantidade e cumprimento de prazos. Bom comportamento profissional significa também bons resultados técnicos,
Esteja sempre pronto a cooperar com os colegas e outros setores da empresa, principalmente nos trabalhos que você tem em comum, mas sem deixar de ajudar em outras atividades, por uma questão de companheirismo.
Aprimore a comunicação, saiba principalmente ouvir e respeitar os outros quando estão falando, deixando-os concluírem as ideias para você expor as suas. Saiba ouvir a opiniões dos outros, por mais que sejam contrárias às suas.
Cuidado com as brincadeiras com seus colegas, evitando as que são constrangedoras ou que não sejam de agrado dos outros colaboradores.
Jamais fale mal de seus colegas com o intuito de crescer desmerecendo os outros.
Seja organizado, mantendo as suas coisas em ordem, com critérios de disposição e armazenamento, sem guardar material e papéis em excesso, em desordem. Mantenha limpo o seu local de trabalho. Tenha uma agenda com o controle de compromissos para evitar atrasos.
Seja gentil com seus colegas, tratando-os da melhor forma possível.
Seja humilde nas suas conversas e atitudes diárias, evitando contar vantagens, se valorizando excessivamente e evitando também desvalorizar os outros.
Tenha empatia, buscando se colocar no lugar dos outros para compreender as atitudes deles e fazer o que eles esperam.
Esteja atento ao “feedback”, verbal ou não verbal, dos seus colegas, superiores e clientes, bem como de familiares, de forma que ele possa ajudá-lo a melhorar sempre.
Procure sempre fazer o melhor no seu trabalho considerando os aspectos técnicos e comportamentais, buscando a melhoria contínua.
O diferencial competitivo do bom profissional está em gerir as suas características comportamentais e técnicas com habilidade de forma a gerar um equilíbrio delas e obter o melhor resultado para ele, para a organização e para o grupo de pessoas que dela faz parte.